Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

 

Saiba como acabar com os insetos domésticos

 

Saiba como acabar com os insetos domsticos

O mal-estar provocado pela simples visão desses seres voadores ou rasteiros dentro de uma residência é perfeitamente compreensível.
Esses indesejáveis insetos que estragam, aborrecem e quase acabam com a nossa paciência não são por vezes fáceis de serem exterminados. Se isso não for inteiramente possível, tratemos de, pelo menos, livrar-nos deles por algum tempo.
Dentre esses intrusos que atormentam a vida das pessoas em suas casas, hospitais e empresas podemos citar as formigas, mosquitos, moscas e as famigeradas baratas que costumam se proliferar em meio ao lixo e ao calor.
De acordo, com pesquisadores do Instituto Biológico de São Paulo, isto só acontece graças ao trinômio água, abrigo, alimento (AAA), gerado pelo desequilíbrio ambiental (lixões, falta de saneamento básico, tratamento inadequado da água, entre outros) inerente à própria cultura humana. Com isto, o meio ambiente fica apto a que diversas pragas usufruam da hospitalidade inconsciente das cidades, dificultando o dia-a-dia de seus habitantes.
Dar um fim aos insetos tem sido a luta de muitos especialistas. Contudo, o uso inadequado de produtos tóxicos, em vez de exterminá-los tem contribuído apenas para torná-los mais resistentes. Portanto, de acordo com pesquisadores brasileiros, para combater os insetos é preciso, antes, obter o mínimo de conhecimento sobre os produtos usados, os hábitos e as origens dos insetos e também a forma preferida por eles para se proliferarem.

A desinsetização correta baseia-se em duas grandes linhas de ação: medidas preventivas e corretivas. Confira:

Medidas preventivas: Ajudam a impedir a penetração, instalação e proliferação das pragas, uma vez que todas necessitam dos 4 “A”s para se instalarem (Acesso, Abrigo, Água e Alimento). Para implantá-lo basta um trabalho de educação e conscientização visando evitar infestação de pragas. Portanto, identifique possíveis pontos de acesso dos insetos nos ambientes:
Ralos sem proteção
Falhas de vedação na tubulação, portas e janelas;
Azulejos mal colocados, quebrados ou com folgas;
Acúmulo de água em drenos, ralos etc.;
Vazamento em dutos e torneiras;
Falhas na manipulação e armazenagem do lixo;
Presença de entulho e materiais fora de uso, caixas e embalagens mal armazenadas;
Mato e grama não aparados;
Presença de açúcar, bem como alimentos expostos;
Todos os ambientes de uma residência devem ser periodicamente lavados, limpos higienizados.

Medidas corretivas: Conscientizar-se e a todos em redor para manter a limpeza e a organização é imprescindível para um bom controle de pragas urbanas. Esta é apenas uma das partes das medidas corretivas, que devem ser complementadas pelo controle químico (desinsetização). Esse, por sua vez, só pode ser realizado por profissionais habilitados e equipamentos adequados, como micro-pulverizador, atomizador, termonebulizador, entre outros. Eles devem, uma vez aparatados com equipamento de proteção individual (Epi), usar produtos adequados e registrados no Ministério da Saúde

Sobre as Dedetizadoras

Já faz alguns anos que é possível contar com empresas especializadas no combate a insetos e outros animais rasteiros.
Exija sempre empresas que possuem registros nos órgãos competentes (CVS- Conselho de Vigilância Sanitária) e dê preferência àquelas que são membros de associações de classe, pois sempre estarão em constante atualização de produtos, equipamentos e métodos, para maior segurança.
Não se esqueça de pedir sempre a ficha técnica dos produtos utilizados, onde constam todas as informações, como grupo químico, nome comum, antídoto, data de fabricação, número do lote etc. Nunca contrate o “Zé Bombinha”, pois ele não detém todos os conhecimentos necessários para a perfeita execução deste trabalho. Além disso, estará pondo em risco a sua saúde, da sua família, da sua empresa e do meio ambiente.

Saiba como acabar com os insetos domsticos

Mas não se desesperem. Nesses casos, algumas receitas caseiras e muito eficazes expulsam e eliminam esses seres definitivamente.

Baratas: Vamos "deixar às baratas" uma mistura de bórax em pó e açúcar; se elas persistirem, será necessário encontrar seus ninhos, esmagar os ovos e limpar o local.
Mas pode-se fazer em casa um preparado muito simples e eficaz para matá-las; junte as cascas de batatas que iam para o lixo, coloque-as dentro de uma assadeira (tabuleiro) e leve ao forno para que fiquem torradas e queimadas. (Parecem biscoitos, não?) Espalhe, então, pelos pontos onde elas se agrupam. Verá como elas morrerão facilmente, sem provocar alergias nem cheiro desagradável.
Mas, se as baratas infestam os ralos e esgotos de sua casa, derrame todas as noites dentro deles um pouco de querosene. Vai ser um sossego!

Cupim: Com uma seringa, injetar querosene na madeira, o que deverá ser feito em vários lugares.

Formigas: As formigas não atravessam barreiras de talco ou cascas de pepino.
Um pouco de pó de café usado é ótimo para se colocar em armários onde haja formigas. Espantam-se também as formigas que entram em casa plantando hortelã ou tenaceto, perto da porta da cozinha.
Alguns pedaços de limão já bem passados e mofados também afugentam as formiguinhas.
Para as mais resistentes, misture: querosene, ácido bórico e açúcar em partes iguais.

Moscas, Mosquitos e Pernilongos: Esses insetos de verão são espantados com um pedaço de cânfora queimado sobre um pires.

Se os mosquitos atrapalham o sono, colocar à cabeceira da cama um sachê de raminhos de alfazema, ou vaporizar algumas gotas da essência dessa erva nas fronhas.

Afugente as moscas passando querosene nos vidros, ou poderá usar a seguinte mistura: 250g de formol / 250g de leite / 1/2 litro de água: Misturar tudo e colocar em pires espalhados pela casa. Essa solução também deve ser colocada em ralos onde haja água parada.

Para pulverizar ambientes mais atacados pelos insetos, faça o seguinte inseticida: 750g de gasolina / 250g de querosene / 50g de cânfora / 15 bolinhas de naftalina: Misturar tudo, deixando em infusão por 15 dias.

Um pé de arruda ou mesmo um galhinho seco desta planta na cozinha é tiro e queda para as moscas.

Para afugentar os mosquitos que querem pousar nos alimentos, coloque sobre a mesa um prato contendo leite ou vinagre com pimenta.
Para que não pousem sobre a carne que está descoberta, coloque em cima dela um pedaço de cebola.

Pulgas em cachorro: Somem, de verdade, dando-lhes um banho com sabonete de rosas preto (só serve o preto) uma vez por semana, até sumirem por completo. Com isso, logo no primeiro banho o cachorro já vai se sentir mais aliviado.
Para afugentar as pulgas de seu cachorro, aproveite todas as pétalas de rosas que desfolharam e coloque no lugar onde ele dorme; ou, então, pingue no seu corpo um pouco de essência de rosas.
As pulgas também somem dos lugares onde houver pó-da-pérsia ou pimenta-do-reino.

Ratos: Se no local onde reside houver muitos ratos, passe no assoalho da casa soluções fortes fenicadas. Ajudam a espantá-los.
Pedaços de cânfora ou alguns raminhos de hortelã espalhados pelos cantos da casa impedem o aparecimento de ratos.
Poderá também fazer uma mistura de trigo roxo e gesso em partes iguais, tendo o cuidado de colocar perto do veneno uma vasilhinha com água. Depois que o rato comer a mistura e beber a água, esta endurece o gesso que está no estômago, matando-o.
Experimente substituir o queijo da ratoeira por sementes de girassol, que o atraem muito mais.

Traças: Para afugentá-las, espalhe pelos armários e gavetas pimenta-do-reino em grão e naftalina.
Algumas folhas de jornal, devido ao cheiro de tinta gráfica, servem como repelente para traças.
Também poderá esfregar nas paredes internas dos armários gasolina ou, de preferência, querosene.
O bórax em pó é ótimo para espantar traças.
A arruda, o alecrim, a salva, o poejo e a salsa misturados e secos, reduzidos a pó, se forem usados em armários, espantam não só as traças, como também outros insetos roedores.

E nunca esqueça manter a casa limpa e higienizada é a primeira medida a ser adotada para evitar a reprodução e a disseminação de doenças, algo que invariavelmente acompanha insetos domésticos.

 

Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Itens artigos relacionados

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara