Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

 

Presenteando no Natal

 

Presenteando no natal

Final do ano chegou, e junto com ele a perspectiva de muitos eventos financeiros não comuns ao resto do ano: o 13º salário. Mas no Natal é uma das datas em que mais gastamos, pois sentimos aquela inevitável vontade de presentear a quem gostamos. Acontece que nem sempre estamos em condições financeiras para fazer isso e acabamos contraindo dívidas.
E não devemos esquecer das despesas de início de ano como IPVA, IPTU, material escolar. Procure estar inserido nas suas contas de forma controlada e responsável.
Para muitas pessoas, melhor do que receber um presente é conseguir dar algo especial para alguém especial. Mas quanto posso gastar sem que isso vire um problema? Será melhor dar uma bolsa incrível para minha irmã, ou lembrancinhas para um monte de gente?
Sabe aquela ideia de “jogar no cartão de crédito e depois a gente vê”? Má ideia!! Não caia nessa tentação! Olhe para seu cartão de crédito e veja nele um meio de pagamentos, não um crédito para aumentar as despesas! Pode inclusive ser muito bom para acumular milhas e pontos em programas de fidelidade. Primeiramente, poupe o seu cartão de crédito: compre à vista. Assim, você fugirá das dívidas e dos juros abusivos. Evite dores de cabeça no próximo ano.
Outras dicas importantes para economizar no Natal: Pense bastante e faça a sua lista de presentes antes de ir às compras. Na hora de comprar, nada de sair fora do que está na lista. Controle-se! Fique de olho nas falsas promoções. Quando a esmola é demais, o santo desconfia. Quanto às promoções de verdade, aquelas que reduzem o preço dos produtos, aproveite ao máximo!
Presentear é, aliás, o ato de dar algo que agrade alguém. Presente representa alegria - dou alegria e a recebo de volta, ao sentir que o outro se agradou com aquilo.

Voltando à questão específica do tema, minha proposta é que você invista um tempo para planejar:

1 – primeiro de tudo: determine um orçamento que você possa dispor que não vá comprometer outras áreas de suas finanças;

2 – faça uma lista de quem você quer presentear;

3 – coloque prioridades: sempre há aqueles para quem sentimos que “precisamos dar” alguma coisa (afilhados, marido, namorado, pais, filhos…) mas outros que “só seria bom” se déssemos algo;

4 – com base na lista priorizada, divida o orçamento que você separou para cada pessoa que você quer agradar.

Mas você pode reunir o melhor dos dois mundos e presentear as pessoas a quem você ama sem gastar muito dinheiro e sem por em risco o seu “pé de meia” para momentos de necessidade. Se você prefere economizar, uma boa sugestão é dar presentes de baixo custo – as tão conhecidas ‘lembrancinhas’. Dessa forma, você pode tanto pensar em um presente padrão para todo mundo, quanto em presentes personalizados. Confira a seguir algumas dicas de como dar presentes no Natal sem gastar muito – e sem fazer dívidas:

Entre as MULHERES, o chocolate costuma fazer bastante sucesso, mas algumas outros presentes também podem ser uma boa ideia:

Bijuterias (brincos, pulseiras, colares e gargantilhas, anéis, broches e presilhas para o cabelo)
Bibelôs e enfeites de bom gosto;
Cosméticos (hidratante de pele, batom, lápis de olho, etc.);
Organizadores (de bolsa, gaveta, bijuteria, etc);
Apoio de bolsa;
Roupas íntimas femininas;
Caneca estilizada;
Capa para celular;
Artigos de papelaria;
Luminárias;
Plantas;
Livros;

HOMENS costumam gostar de presentes mais práticos para o dia a dia:

Meias;
Roupas íntimas masculinas;
Espuma de barbear;
Cinto;
Artigos de escritório (caneta, porta-lápis, agenda);
Pendrive;
Artigos de times de futebol (caso a pessoa goste);
Chaveiros;
Caneca estilizada;
Baralho;
Artigos decorativos;
Livros;

As CRIANÇAS são fáceis de agradar: 

Miniatura de carrinhos ou pequenas bonecas;
Chocolate e doces em geral;
Jogos;
Bola;
Quadro-mágico;
Artigos escolares;
Massinha de modelar;
Livros e DVDs infantis;
Chaveiros personalizados;
Artigos de papelaria personalizados.

O melhor de tudo; é estar na noite de Natal ao lado das pessoas que amamos e que nos querem igualmente bem. O presente é apenas um simbolismo de sentimentos muito mais bonitos do que qualquer presente possa tentar igualar.

Feliz Natal!

 

Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Itens artigos relacionados

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara