Pesquisa personalizada |
Strogonoff
O Strogonoff é um prato de origem russa; na verdade, chamava-se Strogonov. Tudo começou no século XVI por meio da alimentação dos soldados russos, os quais comiam rações de carne cortadas em barris com sal grosso e aguardente para preservar o alimento. Por meio de um cozinheiro do Czar russo Pedro, o Grande, a comida foi melhorada e refinada. O general que protegia o cozinheiro se chamava Strogonov; daí surgiu a idéia de dar tal nome ao prato. Posteriormente, com a Revolução de 1917 e a imigração dos russos para a Europa, a receita chegou à França, onde foi refinada ainda mais, chegando à forma que conhecemos atualmente. O sucesso do Strogonoff é tão grande, que junto com a lasanha e o filé à parmegiana, é atualmente um dos dez pratos mais vendidos no mundo.
Rende: 5 a 6 porções.
Ingredientes:
1 kg de filé mignon, contrafilé ou alcatra
sal e pimenta a gosto
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
½ xícara (chá) de conhaque
200g de cogumelos picados
3 tomates sem peles e sem sementes ou 3 colheres (sopa) de purê de tomate
1 colher (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de catchup
Preparo:
Corte a carne em tirinhas finas. Tempere com sal e pimenta.
Adicione as 3 colheres de manteiga numa frigideira grande ou panela larga, deixe derreter e vá fritando a carne aos poucos em fogo alto, sem deixar juntar suco. Retire a carne e reserve.
Na mesma frigideira, junte a manteiga restante e frite aí a cebola. Volte a carne.
Despeje o conhaque, deixe aquecer e incline levemente a frigideira para que o conhaque incendeie. Deixe flambar até acabar a chama.
Junte os cogumelos, tampe a frigideira e deixe por alguns minutos. Acrescente os tomates picados ou o purê de tomates, torne a tampar a panela e deixe por mais 5 minutos.
Acrescente a mostarda e o catchup. Mexa bem deixando no fogo baixo.
No momento de servir, junte o creme de leite, misture bem e retire do fogo antes de ferver.