Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

003597395
Hoje
Ontem
Esta semana
Semana passada
Este mês
Mês passado
Todos os dias
926
1337
4086
3584769
9712
14803
3597395

Seu IP: 18.221.165.246
Hora do Servidor: 2024-05-07 20:31:13


Avaliação do Usuário
Compartilhar

Proposta de Redução de Desperdício de Alimentos em Estabelecimentos Comerciais

Proposta de Redução de Desperdício de Alimentos em Estabelecimentos Comerciais

Francisco Flávio de Souza

Introdução e Motivação

É comum vermos nos supermercados, feiras, centros de abastecimento, etc. o grande desperdício de produtos perecíveis, mais especificamente, alimentos como frutas, legumes e verduras. Após permanecerem certo tempo na prateleira desses estabelecimentos por não terem sido adquiridos ainda pela clientela, esses produtos passam a ter a aparência afetada no que diz respeito ao brilho, à cor, ao sabor, ao odor, ao volume, etc., já que não têm mais o frescor inicial, embora mantenham, ao menos em grande parte, suas propriedades nutricionais e não ofereçam risco à saúde humana. O problema é que quanto mais tempo esse tipo de produto permanece na prateleira, menor é a probabilidade de ele ser adquirido, já que o cliente irá preferir os exemplares de melhor aparência obviamente. Na tentativa de minimizar a perda, uma parte dos estabelecimentos promove a redução de preço desses produtos que já estão na prateleira por alguns dias, porém, mesmo assim, o que se vê por meio de reportagens e de estudos realizados sobre esse assunto é que ainda há uma grande quantidade desse tipo de alimento sendo enviada para o lixo.

Se analisarmos bem essa situação, veremos que esses produtos, antes de terem sido jogados no lixo, por um certo período de tempo, poderiam ter sido consumidos normalmente, mesmo após a perda de parte de sua “atratividade”, porém, justamente por causa de sua aparência, já se sabia que dificilmente seriam comprados. Então por que não foram doados nesse período? Essa é uma pergunta que muitos podem fazer, porém o que talvez eles não saibam é que um dos empecilhos é o de que esses estabelecimentos poderiam ser responsabilizados, caso doassem algum produto que prejudicasse a saúde de alguém. Além disso, tais estabelecimentos não iriam assumir o custo de fazer uma triagem meticulosa e criteriosa desses produtos a fim de poder garantir que eles estivessem aptos para o consumo humano ao serem doados. A opção por descartá-los é bem mais prática e barata, não é mesmo? Enquanto isso, centenas de milhares ou até milhões de pessoas passam fome ou grande necessidade, culminando numa crescente onda de subnutrição, doenças e mortalidade. Há ainda o fato de que ocorreu uma perda de recursos em algum ponto da cadeia produtiva, uma vez que uma quantidade de produtos que consumiu esses recursos até chegar à prateleira de estabelecimentos comerciais não atingiu ao menos o benefício social de alimentar pessoas. Estamos, pois, diante de um contrassenso: de um lado, uma grande quantidade de pessoas necessitadas de alimento; de outro, toneladas de produtos alimentícios sendo atiradas no lixo. Como resolvê-lo ou amenizá-lo?

 

Leia Mais... 

 

APOIAR

 

 

 

Compartilhar
Avaliação do Usuário
Compartilhar

alt

Dia das Mães

No próximo domingo é dia das Mães e você já deve estar pensando no presente que dará para sua mãe. É um dia que toda família se reúne para homenagear essas mulheres guerreiras, amorosas, carinhosas, valentes, corajosas, amigas, irmãs, gentis, simplesmente mães!

Mas além do presente, que tal você ir para a cozinha e preparar algo especial para sua mãe.

Aqui você confere receitas especialmente selecionadas especialmente para essa data. Seja no café da manhã, almoço, jantar ou mesmo um belo lanche veja como preparar belas refeições para sua mãe.

 

alt

Para o café da manhã sugerimos vários sucos, cafés, vitaminas e outras bebidas deliciosas.

Para as mamães que não abrem mão do nosso pãozinho de cada dia, temos várias opções de Pães doces e salgados e Sanduíches.

Que tal servir bolos e tortas salgadas, dip, pastas, patês e uma tábua de frios deliciosa.

E não esquecendo dos bolos e as tortas doces, temos sugestões simples bem próprio para café da manhã e receitas mais elaboradas para sobremesas.

Outras opções são os salgadinhos, docinhos, frutas, bolinhos e biscoitos:

 

alt

Prefere preparar um almoço ou jantar especial, veja nossas sugestões de carnes, aves, peixes e frutos do mar. Maravilhosos acompanhamentos, massas, saladas, legumes e verduras.

E por último e não menos importante veja a nossa relação de sobremesas e doces.

 alt

Feliz dia das mães para sua mãe, para você que é mãe de barriga ou de coração, para você que avó que é mãe duas vezes, que é tia e é mesmo que ser mãe!

 

Compartilhar
Avaliação do Usuário
Compartilhar

 

Sobre o Blog da Patrícia Alcântara

 

 

O Blog da Patrícia Alcântara é mais que um Blog, é a realização de um sonho que cultivo comigo há muitos anos, criar um espaço meu para reunir receitas que selecionei ao longo de mais de quinze anos e partilhar com quem compartilha da mesma paixão “Culinária”.

Nesse espaço quero dividir informações que agreguem conhecimentos sobre alimentos, reportagens sobre saúde, beleza, moda, etiqueta, dicas para o dia-a-dia nos afazeres de casa e principalmente colocar receitas culinárias com ingredientes simples e de fácil acesso.

Mesmo que você não tenha prática culinária vai poder encontrar aqui pratos de forma simples e original até as mais difíceis e sofisticadas. Entre e fique a vontade a Cozinha é nossa, deixem seus comentários, sugestões, pedidos de receitas.

 ENTRE EM CONTATO

Compartilhar
Avaliação do Usuário
Compartilhar

 

Sobre a autora

 

 

Blog da PatríciaSou Patrícia Almeida de Alcântara, moro em Fortaleza-CE – Brasil, sou casada com o Anísio, tenho dois filhos, Thyago e Diego, sou funcionária pública municipal e graduada em marketing.

Desde criança me vi interessada pela arte culinária, gostava de fuçar na cozinha, principalmente quando minha mãe ia fazer aqueles almoços de domingo ou dias importantes que merecia pratos mais especiais. Sempre que comia na casa de algum parente ou amiga e era algo que antes não tinha experimentado, procurava saber qual o nome do prato e em casa pedia a mamãe para buscar a receita na sua coleção de livros “Biblioteca do Lar” Helena Bueno pra ensinar a D. Maria (nossa cozinheira) a fazer.

Minha primeira experiência na cozinha foi uma sobremesa que chama-se “creme de biscoito Maria”, durante muito tempo ficou sendo minha marca registrada, sempre que precisava me pediam pra fazer. Outra experiência que lembro foi o minha primeira carne que foi retirado de uma lata de creme de leite: “bife ao molho acebolado com tomate” que fiz para o meu namorado, hoje meu marido, o que diga-se de passagem ficou uma delícia!

Quando casei comecei a colecionar receitas (tenho duas caixas cheias de livros e revistas) e a acompanhar programas de culinária, diariamente assistia a Ofélia (quando saia de casa deixava o vídeo cassete programado pra gravar).

Meu sonho era publicar livros, depois criar um sistema em CD com receitas, mas com o advento da internet tudo ficou mais fácil e a paixão por culinária só aumentou. Tenho arquivado no meu computador centenas de receitas, dicas, pesquisas sobre o assunto.

Hoje ganhei fama de boa cozinheira e sempre estou à frente nos encontros familiares no sítio da minha família e em outros locais quando necessário! Essa sou eu e esse é um pouquinho da minha história, o resto vocês vão descobrir nas minhas postagens e comentários!

 

 

 

 

 

Compartilhar

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara