Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

Panelas

Panela de Alumínio

A panela de alumínio é a mais comum em todas as casas. Ela é muito resistente e mais barata. Nela se podem cozinhar todos os tipos de alimentos. O único problema é que com o passar do tempo esse tipo de panela libera resíduos de alumínio e de outras substâncias tóxicas que fazem mal a saúde e que provocam, por exemplo, o envelhecimento da pele. Para limpar panelas de alumínio o mais recomendado é usar bucha macia com sabão de coco ou detergente. Secar imediatamente para prevenir manchas de água e nunca utilizar esponja de aço para arear, pois ao ser polido o alumínio remove a camada de óxido de alumínio.

Para clarear e eliminar fundos queimados: colocar água até a metade da panela com bastante bicarbonato de sódio e deixar ferver em fogo brando até clarear (pode ser utilizado ao invés do bicarbonato de sódio, sal de cozinha ou vinagre).

Para retirar manchas: encher a panela com água quente e suco de um limão espremido, pode ser utilizado também, duas colheres de vinagre branco de maçã.

Evite preparar alimentos ácidos como vinagrete, molho de tomate, maioneses e outros.

Panela de Barro

É uma panela tradicional e era muito usada pelas nossas avós. Ideal para fazer comidas típicas com muito molho, é uma opção saudável que realça o sabor dos alimentos. Inicialmente, ela demora mais para aquecer, mas uma vez quente, mantém o calor por mais tempo. Permite servir á mesa na própria panela. Normalmente a panela solta um pozinho com sua substância. Mas para torná-la boa para o uso diário é só fazer o que as cozinheiras chamam de curar: Pegue a panela e unte com óleo vegetal. Depois leve ao fogo e deixe o óleo ferver e apague. Repita essa operação mais três vezes, sem lavar a panela e ela estará prontinha para o uso diário.

Para lavar, use esponja macia e detergente neutro.

Panela de Cerâmica

Deixam a cozinha maravilhosa! O problema é que a pintura interna pode conter óxidos de chumbo e cádmio. Algumas até em grandes quantidades. A cerâmica nova e atóxica é ótima para guardar os alimentos, com exceção do vinagrete (a acidez pode prejudicar o brilho do recipiente). Por isso preste atenção no selo de qualidade. São indicadas para cozinhar sopa de legumes, molhos, creme de abóbora ou grandes cozidos.

Panela de Cobre

A panela de cobre também merece uma atenção toda especial da dona de casa. Cuidados com o uso da panela de cobre: observe se há revestimento interno, normalmente são estanhadas ou com aço inox. Na falta deste o cobre passa para o alimento e com o tempo o mineral se acumula no organismo. O resultado é o aparecimento de transtornos no funcionamento dos rins.

Não deixe o alimento esfriar dentro da panela de cobre. Isto porque o sal e os ácidos reagem com as substâncias da panela e podem provocar a liberação de substâncias tóxicas.

Toda vez que for usá-la faça a seguinte limpeza. Esquente um limão direto na boca do fogão e quando estiver bem quente esprema dentro da panela e esfregue com sal, limpe a panela com o próprio limão. Depois lave a panela com água, esponja e sabão.

Antes de usar deve-se remover o verniz caso esteja presente, para isso mergulhe-a em água fervente e deixe até esfriar completamente.

Para limpar deve lavar a panela com esponja macia + detergente neutro. Nunca arear (utilizar palha de aço ou sapólio)

Panelas Esmaltadas ou de Ágata

Essas panelas esmaltadas caracteriza-se por uma superfície lisa que evita a proliferação de bactérias, são atóxicas uma vez que não liberam qualquer "material pesado". Esta higiene é o principal argumento para a utilização deste tipo de produto com recém-nascidos.

Não utilizar se existirem pinturas ou decalques na superfície interna.

Na hora da limpeza use somente uma esponja macia e sabão neutro.

Para retirar manchas: colocar em solução de 2 colheres de chá de alvejante (água sanitária) + 600 ml de água. Deixar por 2 horas no máximo para evitar danos ao esmalte.

Para evitar o amarelamento: passar álcool na área esmaltada ou pano macio embebido em uma solução com uma colher de sopa de cloreto de potássio dissolvido em um litro de água.

Panelas de Ferro

De acordo com pesquisas, o cozimento neste tipo de panela chega a suprir cerca de 20% das necessidades diárias de ferro do organismo. Principalmente indicada para quem adota uma alimentação vegetariana.

A panela de ferro é que ela não se deforma com o calor. Cozinha em temperatura mais uniforme e intensa. Concentra e retém mais calor, cozinha em menos tempo. Se levada à mesa, preserva o calor e o sabor dos alimentos. Cuidado com queimaduras, elas se mantêm quente por muito tempo.

Panela de Inox

Uma opção sem problemas para a saúde são as panelas de aço inoxidável. Ela tem material resistente à corrosão e choque. Ela cozinha rapidamente todos os alimentos e não solta nenhuma substância. Não é indicado para frituras, o óleo pode aquecer demais. Por isso cuidado com o tempo de cocção (cozimento), a comida pode passar do ponto.

Antes de usá-la ferva com água por três ou quatro vezes.

Para lavar, use apenas esponja muito macia e sabão neutro na limpeza, de preferência com água morna.

Panela de Pedra sabão

Este tipo de panela tem várias vantagens. Uma delas é cozinhar sem alterar o sabor dos alimentos. Pelo contrário ressalta ainda mais. Também consegue aquecer os ingredientes por igual e dura por muitos anos.

Não guarde alimentos nela, nem use para frituras. E quando for colocá-la no fogo, no início sempre use fogo baixo para que ela não rache devido ao choque térmico.

Antes da primeira utilização é indicado fazer um “tratamento” (cura) para liberar os teores tóxicos de níquel que ela tem. Untar com óleo ou azeite por dentro e por fora, encher de água e levar ao forno médio (180 C) por 2 horas ou se preferir leve ao fogo e deixe a água ferver por 30 a 40 minutos. Retire do fogo. Deixe a água e a panela esfriarem e repita a operação mais uma vez.

No dia-a-dia limpe bem, pois a superfície é porosa e abriga microorganismos. Ela é ótima para cozinhar moquecas, feijoadas e a comidinha mineira. Como as outras panelas, lavar com esponja macia + detergente neutro ou água e sabão.

Panela de Teflon ou Tefal

outra panela muito usada é a de teflon. O teflon é um produto antiaderente que faz com que os alimentos não grudem na panela. O antiaderente tem flúor e óxido de cromo. Toda vez que a panela é riscada com uma faca, um garfo ou outra coisa, são liberadas pequenas quantidades de flúor e cromo que juntam a comida e pode acarretar sérios danos a saúde. Principalmente no fígado, pulmão, e alguns especialistas afirmam que podem provocar até o câncer. Para evitar tudo isso e continuar com sua panela de teflon tomem alguns cuidados: O ideal é usar acessórios de silicone que são facilmente encontrados hoje em dia. Colheres de alumínio arranham a panela também. E só lave a sua panela de teflon com sabão e uma esponja macia. Palha de aço, nem pensar. Pois ela danifica o teflon e faz com que ela libere substâncias tóxicas. Para retirar manchas: passar pó de café com um papel absorvente.

Panela de Vidro

as panelas de vidro são muito saudáveis, higiênicas e esquentam rapidamente (não pode tirar os olhos da comida, elas esquentam muito rápido, e para queimar não custa nada). São as únicas que não transferem qualquer resíduo para a comida.

Para não danificá-las lave com água, sabão e esponja e enxugue bastante com um pano antes de ir ao fogo. As panelas molhadas podem dificultar o cozimento e até escurecer o vidro.

Para evitar manchas: não levar vazia ao fogo.

E para tirar manchas escuras: deixar em banho maria em uma solução de cinco colheres de sopa de bicarbonato de sódio + um litro de água.

Nota: Outro detalhe importante, você nunca deve guardar comida em nenhum tipo de panela, isso altera o sabor dos alimentos. O melhor mesmo é guardar em deposito de plástico com tampa. Não se esqueça, se não forem bem limpas e cuidadas, as panelas podem contaminar a comida e provocar doenças.



Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara