Pesquisa personalizada |
Conhecendo o Açúcar
Açúcar
Um dos bálsamos do paladar. Apesar de muitos dizerem que seu excesso faz mal (que é uma verdade!), o açúcar hoje já é um elemento de nossa sociedade.
É uma forma possível dos hidratos de carbono; a forma mais comum de açúcar consiste em sacarose no estado sólido e cristalino. É usado para alterar (adoçar) o gosto de bebidas e alimentos. É produzido comercialmente a partir de cana-de-açúcar ou de beterraba. Também pode ser extraído do milho, sendo chamado nesse caso de frutose. Quimicamente falando, açúcar é um grupo de carboidratos que são solúveis em água, tais como: a sacarose, a maltose, a lactose, a frutose, a glicose, etc. O açúcar que compramos no supermercado é sacarose. O encontrado nas frutas é a frutose (além de sacarose, glicose, entre outros).
Tipos de Açúcar:
Açúcar refinado: é processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. O produto, que inicialmente é marrom, recebe adição de gás sulfídrico e outras substâncias químicas para ficar claro. Nesse processo, o açúcar refinado perde vitaminas e sais minerais.
Açúcar mascavo: extraído da cana de açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais.
Açúcar demerara: é um tipo de açúcar cristal, mas mais escuro porque não sofre processo de branqueamento. Apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo.
Açúcar orgânico: no plantio da cana não são usados adubos nem fertilizantes químicos. O processo de industrialização é livre de cal, enxofre, ácido fosfórico, folímetro e outros elementos adicionados ao produto refinado. Além disso, a embalagem do produto é biodegradável. Tem valores nutricionais similares ao mascavo.
Frutose: é extraída das frutas e muitas vezes do milho. A frutose fornece a mesma quantidade de calorias que o açúcar refinado. A grande diferença é o seu "poder de adoçar", 33% maior que o açúcar comum.
Para guardar o açúcar
O açúcar armazenado de maneira inadequada endurece, formando torrões. No caso do açúcar mascavo, guarde-o em sacos plásticos grossos próprios para alimentos e deixe em lugar frio e seco.
Mantenha o açúcar mascavo úmido guardando-o em pote hermético com 1 pedaço de uma das seguintes frutas: maçã, laranja ou um limão inteiro. Podendo também ser utilizado um pedaço de pão fresco.
Dicas e Truques
O açúcar empedrou? Coloque pedaços de bolachas salgadas ou frutas secas.
Guarde o açúcar mascavo num vidro grande com algumas ameixas-pretas secas. Elas evitam que o açúcar endureça, e o açúcar adoça as ameixas.
Para que o açúcar não empedre, guarde-o numa vasilha bem tampada, com um biscoito dentro.
Para evitar formigas, guarde seu açucareiro na geladeira e não se preocupe, pois se estiver em um pote bem fechado, o açúcar não sofre alterações de sabor.
As cascas do limão também não deixam que o açúcar forme pedrinhas, além de evitarem o ataque das formigas.
Para que o açúcar mascavo não empedre, guarde-o em um saca plástico, dentro da vasilha bem fechada ou na geladeira.
Uma fatia de pão fresco dentro do açúcar mascavo faz com que ele fique bem soltinho.
Antes de usar o açúcar de confeiteiro, bata-o por alguns segundos no processador. Assim você obterá um açúcar mais fino e melhores resultado nas preparações.
Para amolecer o açúcar mascavo, coloque-o em um refratário próprio para microondas e adicione uns pedaços de maçã. Cubra bem e leve ao forno de microondas (potência alta) e deixe por 30 segundos.
Se você não tiver açúcar fino, próprio para fazer glacê, substitua pelo açúcar comum batido no liquidificador por alguns segundos. Ele ficará finíssimo.