Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

Conhecendo o Açúcar

 

Açúcar

 

Um dos bálsamos do paladar. Apesar de muitos dizerem que seu excesso faz mal (que é uma verdade!), o açúcar hoje já é um elemento de nossa sociedade.

É uma forma possível dos hidratos de carbono; a forma mais comum de açúcar consiste em sacarose no estado sólido e cristalino. É usado para alterar (adoçar) o gosto de bebidas e alimentos. É produzido comercialmente a partir de cana-de-açúcar ou de beterraba. Também pode ser extraído do milho, sendo chamado nesse caso de frutose. Quimicamente falando, açúcar é um grupo de carboidratos que são solúveis em água, tais como: a sacarose, a maltose, a lactose, a frutose, a glicose, etc. O açúcar que compramos no supermercado é sacarose. O encontrado nas frutas é a frutose (além de sacarose, glicose, entre outros).

 

alt

Tipos de Açúcar:

 

Açúcar refinado: é processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. O produto, que inicialmente é marrom, recebe adição de gás sulfídrico e outras substâncias químicas para ficar claro. Nesse processo, o açúcar refinado perde vitaminas e sais minerais.

Açúcar mascavo: extraído da cana de açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais.

Açúcar demerara: é um tipo de açúcar cristal, mas mais escuro porque não sofre processo de branqueamento. Apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo.

Açúcar orgânico: no plantio da cana não são usados adubos nem fertilizantes químicos. O processo de industrialização é livre de cal, enxofre, ácido fosfórico, folímetro e outros elementos adicionados ao produto refinado. Além disso, a embalagem do produto é biodegradável. Tem valores nutricionais similares ao mascavo.

Frutose: é extraída das frutas e muitas vezes do milho. A frutose fornece a mesma quantidade de calorias que o açúcar refinado. A grande diferença é o seu "poder de adoçar", 33% maior que o açúcar comum.

 

Para guardar o açúcar

 

O açúcar armazenado de maneira inadequada endurece, formando torrões. No caso do açúcar mascavo, guarde-o em sacos plásticos grossos próprios para alimentos e deixe em lugar frio e seco.

Mantenha o açúcar mascavo úmido guardando-o em pote hermético com 1 pedaço de uma das seguintes frutas: maçã, laranja ou um limão inteiro. Podendo também ser utilizado um pedaço de pão fresco.

 

Dicas e Truques

 

O açúcar empedrou? Coloque pedaços de bolachas salgadas ou frutas secas.

Guarde o açúcar mascavo num vidro grande com algumas ameixas-pretas secas. Elas evitam que o açúcar endureça, e o açúcar adoça as ameixas.

Para que o açúcar não empedre, guarde-o numa vasilha bem tampada, com um biscoito dentro.

Para evitar formigas, guarde seu açucareiro na geladeira e não se preocupe, pois se estiver em um pote bem fechado, o açúcar não sofre alterações de sabor.

As cascas do limão também não deixam que o açúcar forme pedrinhas, além de evitarem o ataque das formigas.

Para que o açúcar mascavo não empedre, guarde-o em um saca plástico, dentro da vasilha bem fechada ou na geladeira.

Uma fatia de pão fresco dentro do açúcar mascavo faz com que ele fique bem soltinho.

Antes de usar o açúcar de confeiteiro, bata-o por alguns segundos no processador. Assim você obterá um açúcar mais fino e melhores resultado nas preparações.

Para amolecer o açúcar mascavo, coloque-o em um refratário próprio para microondas e adicione uns pedaços de maçã. Cubra bem e leve ao forno de microondas (potência alta) e deixe por 30 segundos.

Se você não tiver açúcar fino, próprio para fazer glacê, substitua pelo açúcar comum batido no liquidificador por alguns segundos. Ele ficará finíssimo.

 

 

 

Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara