Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

alt

Vacinação de Cães e Gatos

 Quem já não ouviu falar que o seu animal de estimação deve ser vacinado? Mas será que as pessoas sabem quais são as vacinas e a sua importância?

Assim que você comprar ou ganhar um cachorrinho ou gatinho, convém levá-lo ao Médico Veterinário para uma avaliação geral. Enquanto seu animalzinho não estiver com as vacinas em dia tome cuidado para que ele entre em contato apenas com outros animais saudáveis e, quando levá-lo na clínica veterinária mantenha-o no colo e distante dos outros animais.

As vacinas caninas são chamadas de V8, V10 e V11 e protegem os cachorrinhos contra as doenças: cinomose, coronavirose (transmitida por fezes contaminadas), hepatite infecciosa (doença viral com manifestação hepática e ocular), leptospirose, parvovirose (vírus que causa diarréia e vômito), além da influenza e do adenovírus, que são patologias virais do sistema respiratório. A principal diferença entre elas é que a V10 e a V11 contêm agentes protetores contra mais variações da leptospirose.

Os felinos recebem inicialmente três doses da vacina polivalente (V3, V4 ou V5). A V3 protege os bichanos contra a panleucopenia (doença viral transmitida pelo contato com fezes e objetos contaminados), a calicivirose (infecção respiratória causada por vírus) e a rinotraqueíte (causa problemas respiratórios e alterações oculares). A V4 também previne a clamidiose, doença bacteriana causadora de lesões oculares. Já a V5, além das outras doenças, evita a leucemia viral felina (FeLV), sem cura e contraída pela saliva de animais contaminados. Além de todas essas doenças, gatos também devem ser imunizados contra a raiva, com reforço anual.

As vacinas devem ser aplicadas de acordo com um cronograma estipulado pelo Médico Veterinário a partir dos 45 dias de idade do cão e 60 dias de idade dos gatos, e devem ser repetidas anualmente.

OBS: O reforço das vacinas octopla e Anti-rábica deve ser anual.

Veja a seguir as doenças, que são evitadas com a vacinação, e os seus sintomas. Ao menor sinal leve o seu cão a um Médico veterinário, somente ele é capaz de avaliar, diagnosticar e tratar uma doença.

Cinomose: Enfermidade infectocontagiosa aguda, subaguda ou crônica; febril, particular da família canina entre os animais domésticos. Somente o cão. Sua transmissão se dá por vias respiratórias e digestivas. Na fase aguda o vírus é eliminado intensamente e em abundância pela secreção ocular, urina e fezes.

Manifestação:

1º. fase - digestiva: em que o animal apresenta vômitos, diarréia, mucosa sanguinolenta, anorexia, temperatura acima de 40ºC.

2º. fase - respiratória: Broncopneumonia intensa, secreções mucosas e senomucosas, que depois passam para purulentas, geralmente por infecções secundárias.

3º. fase - nervosa: Nesta fase aparecem alterações mioclonais ( tic nervoso ), podendo encontrar as três fases ou apenas uma delas. A mais perigosa é a nervosa. Toda vez que suspeitar de cinomose ou leptospirose, a temperatura deverá estar acima de 40 ºC.

Hepatite: Enfermidade infectocontagiosa aguda, causada por vírus resistente ao éter, álcool, clorofórmio e sensível ao formol e calor. Período de encubação: 4 a 9 dias.

Manifestação:

Animais jovens: morte súbita sem nenhum sinal clínico.

Primeiro sinal: hipertermia passageira de 24 a 48 horas, temperatura de 40º a 40,5º, caindo logo após; apresenta sede intensa, anorexia, congestão das amígdalas, congestão das mucosas e da faringe, congestão conjuntival (pálpebras vermelhas), congestão da conjutiva nasal e bucal, fotofobia, hemorragias bucais, equimoses na pele (pinta ou pontos vermelhos). Principalmente na frente (abdômen) e faces internas da coxa e mucosa peniana, dispnéia (dificuldade respiratória) por edema pulmonar (pulmão cheio de líquidos), animais adotam posição de sentar, para aliviar a pressão.

Leptospirose: Doença infecciosa grave que atinge os homens e os animais, sendo causada por uma bactéria a Leptospira sp presente na urina dos ratos e camundongos. A contaminação se da quando o animal, ou o indivíduo entra em contato com água ou lama que contenha a Leptospira. Esta penetra no organismo através de ferimentos na pele ou mesmo na pele integra quando num contato mais prolongado e também pelas mucosas (boca - nariz - olhos - órgãos genitais ).

Manifestação:

Vômitos e diarréia às vezes com sangue, urina com sangue, icterícia.

Parainfluenza: Tosse persistente, e às vezes associado à pneumonia. Esta doença é chamada tosse de canis.

Parvovirose: Doença de cães seria e altamente contagiosa, e a infecção se dá pelo Parvovirus Canino que tem um curto período de incubação.

Manifestação:

Os sintomas mais comuns são de morte súbita quando tivermos o modo cardíaco, com depressão e disfunções respiratórias. Vômitos, diarreias e desidratações são os sintomas do modo gastrointestinal que tem como sinal principal fezes sanguinolentas.

Coronavirose: Doença viral, com um quadro semelhante à Parvovirose.

Raiva: Doença infecto contagiosa aguda e fatal, caracterizada por sinais nervosos, apresentados por agressividade e por semi-paralisia ou paralisia. Tempo de encubação: pode aparecer de 10 a 90 dias.


Os gatos estão suscetíveis a algumas doenças infecciosas que são provocadas, em sua maioria, por agentes diferentes das doenças que acometem os cães, apresentando, portanto, manifestação clínica diferente.

As doenças infecciosas que acometem os gatos são:

Panleucopenia Felina: semelhante à Parvovirose Canina, altamente contagiosa e letal, acomete gatinhos jovens, com vômitos, diarreia, anorexia e desidratação.

Herpesvírus felino: geralmente a contaminação é materna, sintomatologia de gripe, com secreção nasal e ocular.

Calicivirose: muito contagiosa, causa lesões e úlceras na cavidade oral.

Clamidiose: é zoonose, causa conjuntivite.

Leucemia Felina (FeLV): doença transmitida por contato direto e fômites, não tem cura. Causa imunodepressão, cursa com anemia, leucemia e câncer.

Imunodeficiência Felina (FIV): o contágio ocorre por mordida de gatos contaminados, não tem cura. Doença imunodepressora, o gato apresenta definhamento e doenças oportunistas pelo sistema imune frágil.

Peritonite Infecciosa Felina (PIF): altamente letal, a transmissão do vírus ocorre através das fezes, mas depende de predisposição individual para fazer mutação do vírus e desenvolver a doença. O estresse pode ser fator predisponente da mutação do vírus no indivíduo.

Raiva: é zoonose, letal, transmitido por mordida de morcego ou de animais com infecção ativa.


Informações úteis:

A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos sem exceção, devem ser vacinados contra raiva todos os anos, incluindo lactantes, cadelas prenhes ou no cio;

Cães e gatos não devem ter livre acesso à rua;

Ao sair com animal mantenha-o sob controle, utilizando coleira e guia;

Nunca provoque um animal;

Não toque em animais estranhos, feridos ou que estejam se alimentando;

Não separe brigas entre animais, nem mexa com fêmeas e suas crias;


Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos:

Lavar o ferimento com água e sabão e procure orientação médica;

Identifique o animal agressor e seu proprietário;

Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias;

Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação com o Centro de Controle de Zoonoses, das sua cidade.


Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara