Pesquisa personalizada |
Curso de Congelamento - 7ª Parte
Tipos de Embalagens
Tipos de Embalagens - Potes Plásticos de Polietileno
Existe no mercado uma grande variedade de potes e tigelas plásticas especificamente desenvolvidas para congelamento. Verifique no rótulo quais são adequadas e se podem ir também ao microondas. Procure comprar potes de cores diferentes, como por exemplo, verdes para os vegetais, vermelhos para as carnes, amarelo para laticínios, etc.
Assim você não precisará ler todas as etiquetas para identificar o tipo de alimento. Prefira também os potes quadrados ou retangulares, pois são mais fáceis de estocar tanto no freezer quanto nos seus armários quando não estão em uso.
Como embalar em potes plásticos rígidos
Coloque o alimento no pote plástico, deixando um espaço de 1,2 a 2,0 cm abaixo da borda para expansão (especialmente se o alimento tiver muito líquido ou molho). Feche retirando o máximo de ar, etiquete e congele.
Se a quantia de alimento não for suficiente para preencher toda a embalagem, complete o espaço vazio com plástico ou papel alumínio amassado. Depois proceda como a figura acima.
Se o pote plástico não tiver tampa ou a tampa não for hermética, cubra com papel alumínio, coloque num saco plástico, retire o ar com a bombinha, feche, etiquete e congele.
Tipos de Embalagens - Papel vegetal ou manteiga
Devem ser usadas para separar camadas de alimentos, como bifes, filés, hamburguers ou camadas de doces, fatias de bolo, sobremesas, etc. Há um tipo que pode ir ao microondas ou fogão convencional e se você usar este tipo não será necessário retirar o papel na hora de fritar os hamburguês, por exemplo. Não use o papel vegetal ou manteiga sozinhos, pois eles não oferecem uma embalagem perfeita à com relação á remoção de ar e bloqueio à umidade.
Tipos de Embalagens - Forminhas de gelo
Use as forminhas de gelo para congelar sucos, caldos ou a sopinha do bebê. Coloque o alimento a ser congelado na forminha, leve ao freezer até endurecer, retire os cubos rapidamente e embale-os em sacos plásticos retirando o ar.
Tipos de Embalagens - Vidros
Certifique-se de que os vidros resistem às temperaturas do freezer, fazendo o seguinte teste: encha-os com água deixando um espaço de alguns centímetros na borda para expansão, feche-os e coloque dentro de um saco plástico (para evitar acidentes se o vidro não resistir). Leve a embalagem ao freezer por 48 horas no mínimo. Se nada acontecer você poderá usá-lo com frequência.
Tipos de Embalagens - Refratários
Os refratários resistem bem às temperaturas de congelamento, mas não toleram choques térmicos bruscos; portanto, não coloque refratário frio num local muito quente, e vice-versa, pois ele pode se partir. Como as peças refratárias em geral são caras e o número peças disponível nas cozinhas normalmente não é muito grande, forre-as com o papel alumínio ou coloque um saco plástico dentro. Coloque então o alimento, cubra alumínio ou filme plástico e congele. Quando o alimento estiver bem duro você poderá retirá-lo, reforçar a embalagem e liberar o refratário para outros usos.
Corte um pedaço de papel alumínio grande o bastante para forrar um refratário.
Forre todo o interior do refratário, tomando o máximo cuidado para não furar ou rasgar o papel alumínio. Coloque aí o alimento, deixando uma borda.
Cubra com um pedaço de papel de tal forma que fique uma borda solta ao redor do refratário. Congele até que o alimento fique bem duro (3 a 4 horas). Retire do freezer, retire o alimento do refratário, junte as duas bordas completamente, etiquete e congele. O refratário estará livre para outros usos.
Fonte: Congelamento Dicas & Receitas