Pesquisa personalizada |
Barreado
O barreado ou carne barreada é um prato típico do litoral paranaense, sendo o mais tradicional do estado. O prato consiste em uma carne cozida, servida com arroz e farinha de mandioca. O segredo na preparação é o tempo de cozimento na panela de barro - cerca de vinte horas - o suficiente para desfiar toda a carne. Depois de cozida, as fibras da carne se soltam resultando em um caldo grosso e saboroso. Para manter o sabor da carne, é preciso vedar a panela com uma massa de farinha e água, um barro preparado para manter o vapor dentro da panela.
Rende: 4 porções.
Ingredientes:
800g de toucinho cortados em cubinhos
2kg de patinho cortado em quadradinhos
2kg de peito cortado em quadradinhos
1kg de tomate picado
1kg de cebola picada
6 maços de cheiro verde picados
4 folhas de louro
mangerona
2 colheres (sopa) de cachaça
pimenta vermelha a gosto
sal a gosto
algumas folhas de bananeira
farinha de mandioca
Preparo:
Coloque numa panela de barro o toucinho. Leve ao fogo e deixe fritar até dourar ligeiramente.
Retire a panela do fogo e junte o patinho, o peito, o tomate, a cebola, 1 xícara (chá) de água, o cheiro verde, a mangerona, a cachaça, a pimenta vermelha e o sal. Misture bem.
Cubra a panela com folhas de bananeira e passe barbante grosso em volta. Amarre bem forte para ficar firme. Corte o excesso das folhas.
À parte, prepare uma pasta com farinha de mandioca, cinza de carvão e água. Tampe a panela e ao redor coloque essa pasta (veja a foto) para que fique lacrado.
Leve ao fogo forte até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar durante 11 horas, sacudindo a panela de vez em quando.
Quando a folha de bananeira estiver bem escura, o barreado está cozido. Abra a panela, prove e se necessário, complementar o tempero (sal e pimenta).
Sirva com farinha de mandioca e arroz.