Pesquisa personalizada |
Vaca Atolada
A Vaca atolada é um prato típico da comida caipira, tem como principais ingredientes costela bovina e mandioca, muito popular em Minas Gerais e outras regiões do Brasil. Tropeiros vale paraibanos carregavam no embornal carne mergulhada na gordura, o que garantia alimento por um bom tempo, sem deteriorar. Ao longo das trilhas colhiam mandioca, assim podendo misturá-las e cozinhar junto com as carnes, uma comida forte e boa para dias mais frios da serra. No entanto, a receita de Vaca Atolada é tradicionalmente feita com costelas de boi, uma carne que não era aproveitada para compor a comida dos viajantes, e nem servia para fazer o charque ou carne seca. Mas provavelmente é que seja uma comida preparada após o abate do gado, cozinhando as costelas e sua gordura com pedaços de aipim e cebolas.
Rende: 6 porções.
Ingredientes:
1 kg de costelas, cortadas
2 cebolas, picadas
4 dentes de alho amassados
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de óleo
5 tomates sem sementes, picados
1 colher (sopa) de vinagre
1 amarrado de cheiro-verde
1 kg de mandioca, descascada e cortadas em pedaços
Preparo:
Tempere as costelas com a cebola, o alho, o sal e a pimenta. Coloque numa panela o óleo, junte a carne com os temperos e deixe durante alguns minutos.
Acrescente os tomates, o vinagre, o cheiro-verde e água suficiente para cobrir as costelas. Cozinhe.
Quando a carne estiver quase macia, acrescente a mandioca. Adicione água suficiente para cozinhá-la até amaciar. Sirva quente.