Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

 

Como cultivar temperos em casa

 

Como cultivar temperos em casa

Normalmente, recorremos aos supermercados ou hortifrutis para encontrar e comprar temperos, mas há um tempo não muito distante eles eram encontrados no jardim de casa.

Estamos falando dos temperos, como orégano, cebolinha, salsinha, erva-doce, entre outros. Além da locomoção, nem sempre os preços deles são compatíveis, em supermercados eles podem ser mais caros e não serem suficientes, enquanto em feiras de rua, eles até são mais baratos, mas podem acabar apodrecendo na sua geladeira. Então porque não ter uma pequena horta de temperos em sua casa?

Um canteiro é um local onde se pode cultivar vários tipos de verduras e legumes que são ricos em sais minerais e vitaminas indispensáveis para o organismo humano. Nele também pode-se plantar temperos e ervas medicinais.
Para plantar um canteiro, você pode usar o quintal, um cantinho qualquer e até mesmo vasos e caixotes. Alguns cuidados devem ser tomados para escolher e preparar o terreno, pois dele vai depender o bom desenvolvimento das plantas e a boa produção da sua horta:

Como cultivar temperos em casa

 

Como fazer uma Horta em casa

Escolha um local onde o sol incida ao menos uma parcela do dia, que seja plano ou levemente inclinado e que seja afastado de privadas e esgotos.
Limpe o local escolhido, retirando as pedras, galhos e o mato.
Afofe e prepare a terra para plantar as sementes. Siga a seguinte proporção: terra misturada com aproximadamente 10 litros de adubo orgânico e 200 gramas de farinha de osso por cada metro quadrado.
Espalhe a terra pelo canteiro e faça covas de aproximadamente 5 cm de profundidade.
Ao plantar, veja nas embalagens das sementes qual é o distanciamento (espaço entre as sementes) mais indicado e deposite-as nas covas.
Feche as covas com terra e regue todo os dias, no fim da tarde.

Como cultivar temperos em casa

Faça uma mini-horta, os materiais necessários são:

1 jardineira (necessário que tenha pelo menos 20 cm de profundidade)
Pedriscos
Terra
Esterco
Areia
Mudas de hortaliças ou sementes

Ter uma horta não é privilégio apenas de quem mora em casas com grandes terrenos. É completamente possível cultivar condimentos e ervas em apartamentos ou em espaços pequenos, desde que o local seja bem iluminado, apresente boas condições de irrigação e tenha solo de boa qualidade.
Espalhados pelo jardim, em um cantinho na área de serviço ou na própria bancada da cozinha, esses pequenos cultivares alimentam uma infinidade de receitas que passaram a contar com temperos frescos, dentro do conceito "direto da horta".

Como cultivar temperos em casa

Algumas espécies se adaptam melhor em canteiro, são elas: alecrim, manjericão, estragão, camomila, capuchinha, cebolinha, erva cidreira, hortelã, orégano, pimenta-dedo-de-moça, salsinha e sálvia. 

Aprenda como montar um canteiro e a cultivar algumas espécies:

Como cultivar temperos em casa

Como fazer uma mini-horta com vasos individuais.

Verifique se o vaso escolhido possui furos no fundo para uma boa drenagem. Coloque um caco de telha para fazer uma casinha em cima do furo para que argila (passo 2) não entre e trave o dreno da água.
Coloque uma camada de argila expandida ou de pedras (britas) para cobrir o fundo do vaso e ajudar na drenagem. Isso ainda evita que a terra escape pelos furos.
Adicione areia grossa de construção, que também ajuda no escoamento da água e previne doenças das raízes.
Coloque uma camada de composto orgânico misturado com um pouco de húmus de minhoca ou esterco de vaca para melhorar a fertilidade do solo. No caso de ervas e temperos, coloque um pouco de areia, porque o solo tem de ser mais arenoso.
Coloque a muda, mantendo aquela terra que vem ao redor das raízes. Disponha no vaso e distribua mais composto orgânico - húmus ou esterco. Preencha todos os espaços. Deixe bem firme e encha quase até a borda. Regue até a água sair pelos furos na base do vaso e, se a terra assentar, adicione mais composto orgânico. Faça uma cobertura morta com folhas secas ou casca de pinus ou pedriscos. Isso ajuda a manter a umidade e evita a compactação do solo.

Dicas:


Água - O ideal é regar uma vez por dia, logo no início da manhã ou no fim da tarde. A terra não pode ficar totalmente seca. Se você mora em andares mais altos, irrigue mais, pois o vento resseca mais o solo. 

Plantio - Não plante muitas mudas diferentes no mesmo canteiro. Junte as que têm necessidades parecidas, como os temperos (salsinha e cebolinha; alecrim e manjericão) ou legumes (cenoura e beterraba) da mesma família. 

Adubo - O indicado é colocar a cada 40 dias. Pode ser adubo orgânico ou húmus de minhoca. Também vale lembrar: não retire as folhas secas que caem na terra - elas também servem como adubo.

Como cultivar temperos em casa

Como fazer uma mini-horta com garrafa PET.

Do que vamos precisar?

Garrafas pet
1.2 kg de terra
800g de adubo
1 kg de areia
Tesoura
Sementes
Água

O que não podemos esquecer?
Deixar ao sol cinco horas por dia.
Não esquecer de regar, pelo menos duas vezes ao dia.

O que plantar?

Como cultivar temperos em casa

Veja informações sobre as características dos diferentes tipos de plantas, para escolher a que mais combina com a sua rotina:

Alecrim: como é uma planta muito resistente, é ideal para quem não tem muito tempo para cuidar da horta. Adaptado a climas mais quentes e secos, pode passar até três dias sem ser regado. É ideal para temperar carnes, especialmente peixe e frango.
Cebolinha e salsinha: resistem bem ao inverno e precisam ser regadas diariamente para se desenvolverem. Ambas são usadas em sopas, saladas, omeletes e sanduíches.
Hortelã: como as raízes são mais profundas que as das demais ervas, deve-se sempre plantá-la sozinha em um vaso, para não prejudicar o desenvolvimento das outras plantas. Bastante apreciada pela culinária árabe, vai bem em assados e grelhados e pode ser usada na decoração de pratos e no preparo de chás.
Manjericão: prefere temperaturas mais altas ou, pelo menos, amenas. É bom se informar sobre as peculiaridades dos diferentes tipos. O manjericão roxo, por exemplo, não gosta de muito sol. É ótimo para acompanhar pratos da cozinha italiana, como pizzas e molhos para massas.


Manjerona: com características parecidas com o manjericão, ela precisa ser regada todos os dias. Popular nas cozinhas grega e italiana, acompanha pratos com carnes, sopas e pizzas.


Orégano: se adapta bem em vários ambientes e exige pouca água para se desenvolver. Conhecido por seu uso em pizzas, o orégano também pode ser utilizado em molhos e assados.


Pimenta: resistente, é uma planta que gosta de espaço para se desenvolver. Vale a pena plantá-la sozinha na floreira, para que consiga crescer rapidamente. Com seu sabor picante, vai bem em molhos, conservas e temperos.
Sálvia: resiste bem às baixas temperaturas, então se dá bem no inverno. É ideal para quem não tem muito tempo para cuidar, porque pode ser regada a cada dois dias. É usada principalmente para a decoração de pratos e para temperar carnes mais gordurosas, como carne de caça.


Tomilho: é do tipo que não gosta de muita água e pode ser regado a cada dois dias. Uma dica importante: quanto menor a umidade no vaso, mais cheiroso o tomilho fica. Usado principalmente em ensopados e molhos à base de vinho.

Fáceis de fazer e de cuidar, as hortas caseiras são uma fonte inesgotável de sabores frescos que podem ser ampliados a qualquer momento com a simples aquisição de um novo vaso. E não exige grandes espaços: um canto na cozinha ou varanda do apartamento resolve o problema (desde que haja alguma iluminação natural e você não se esqueça de regar os vasos.

Como cultivar temperos em casa

Os temperos podem ser plantados em floreiras, jardineiras, vasos, cachepôs, pneus, ou direto na terra, se tiver espaço no jardim. Alguns materiais recicláveis como garrafas PET, canos de PVC e latas funcionam muito bem como canteiros para esse tipo de cultivo e são ecologicamente corretos.

 

Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara