Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

 

Como escolher a cor certa para parede

 

images/01268_02.jpg

Dicas para transformar sua casa com tinta e muita criatividade

Se você não aguenta mais entrar em casa e dar de cara com os mesmos móveis, o mesmo tapete, a mesma cortina, é hora de transformar a sua casa.
Mudar a cor de uma parede pode transformar um cômodo. Apesar de ser um processo muito simples, uma tinta diferente pode deixar sua casa com um visual mais moderno e aconchegante. E para isso não é preciso gastar uma fortuna em decoração. Com algumas latas de tinta e um pouco da criatividade, sua casa pode sofrer uma transformação radical.


Para escolher a cor certa para as paredes da casa, confira algumas orientações que podem ajudar:

Primeiros passos: antes de começar a pintura, é necessário aprender um pouco sobre cores. Isto é, sejam as cores quentes ou frias, elas propiciam estímulos divergentes. As cores quentes tendem a nos deixar alegres, passam energia, força, enquanto as cores frias acalmam e relaxam. Por exemplo, se pensarmos num quarto, onde a finalidade é dormir, relaxar e recuperar as energias gastas ao longo do dia, o mais interessante seria utilizar cores de frequência mais alta, como azul, verde e violeta em tonalidades suaves ou cores neutras, como cinzas e marrons, pois buscamos um estímulo que relaxe nosso corpo e alma. Se você busca inovar nas cores das paredes da sala de estar ou cozinha, as cores de frequência mais baixas, como vermelho, laranja ou amarelo, transmitem outras sensações. As cores quentes transmitem energia, criatividade, socialização, apetite, sendo indicadas assim para potencializar a proposta do ambiente.
Para escolher a cor ideal é necessário analisar a sala por exemplo, como cores dos móveis, paredes mais visíveis, paredes escondidas, espaço e comprimento das paredes. Isso porque cada cor tem um efeito visual diferente em cada ambiente.
A parede que receberá a cor de destaque deve ser preferencialmente a parede mais importante, não necessariamente a maior. Em quartos, usualmente mantemos a parede colorida atrás do olhar do morador, na cabeceira da cama.

Escolhendo as cores para cada ambiente

Os quartos, por exemplo, são ambientes de descanso e relaxamento, por isso pedem cores mais relaxantes, suaves e tons pastel. O branco é a opção mais tradicional, mas pode ser misturado a cores leves. As paredes claras facilitam a combinação com outras cores e ressaltam os objetos de decoração.

A sala de estar precisa ser um lugar aconchegante, o espaço ideal para reunir toda a família e receber as visitas. Prefira as cores mais vibrantes e alegres. Evite usar cores fortes juntas. Se pintar uma parede usando uma cor forte, compense as outras com uma cor mais clara. Aposte também na composição de tons, utilize apenas uma cor e varie seus tons mais claros com os mais escuros.

A pintura de cozinha precisa passar a ideia de limpeza, mas não precisa ser sem graça. Detalhes em cores fortes como vermelho, laranja e amarelo tem efeito estimulante, elas aguçam a fome. A cozinha fica ainda mais viva se receber bastante luz natural.

Na pintura de banheiro, fuja das cores escuras. O branco transmite uma sensação de higiene e limpeza, mas não é a única alternativa.

Os cômodos usados como local de estudo ou trabalho precisam ser bem iluminados, evite cores escuras ou berrantes.

Antes de Escolher a Cor

Faça uma lista de todos os móveis, dos acessórios, objetos pendurado na parede, tipo e cor do revestimento de chão. A menos que você está disposto a substituir esses itens, a cor da tinta que você escolher deve complementar a sua decoração atual.

Mais espaço: Se o seu problema é espaço, tire proveito do truque das cores claras. Bastam algumas pinceladas para ter a ilusão de que o ambiente é maior. E nada de limitar-se ao branco. Amarelo, palha, e tonalidades claras de todas as cores são válidas. A única regra é que a cor lhe transmita conforto. Além disso, os tons suaves são mais fáceis de combinar e nunca saem de moda. Eles ainda podem ser combinados com cores mais fortes e alegres, trazendo equilíbrio e movimento aos ambientes.

Encurtar o ambiente: Para um ambiente retangular muito comprido, uma dica é pintar as paredes menores com uma cor mais escura. A sensação é de que o caminho de uma ponta a outra será percorrido em menos tempo.

Alongar o ambiente: Em um ambiente quadrado, a sensação de espaço aumenta se for aplicada uma cor mais escura em duas paredes, uma de frente para outra

Teto: Para locais em que o teto é muito alto, pintá-lo com uma cor mais escura contribui para criar uma sensação de aconchego e aproximação em relação a quem está em pé no corredor.

Escolher as cores das tintas para pintar a casa, apenas depende do efeito final que se pretende obter: contraste, tetos altos, sensação de calma ou energia, dar ênfase a móveis, etc... saibam que ambiente pretendem criar e será muito mais fácil selecionarem as cores das paredes do seu lar.

 

Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Itens artigos relacionados

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara