Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

alt

Saiba como Economizar o Gás de Cozinha

Fazer comida está cada vez mais caro. Cortar gastos como outras despesas para cobrir a diferença é uma forma de resolver o problema no bolso. Entretanto, uma das saídas inteligentes é cozinhar com economia.

Com o uso comedido do gás de cozinha, dá para economizar até 50% do produto. Medidas simples no momento do preparo dos alimentos significam botijão por mais tempo. Alcançar essa meta é uma questão de hábito, um bom começo é tomar nota da troca do gás para, a partir daí, controlar e comparar quanto se gasta.


Atenção a certos detalhes no dia-a-dia e à manutenção do fogão podem representar considerável economia de gás. Veja algumas dicas:

alt

Fogão

Deixe preparados: todos os ingredientes do almoço ou jantar, como carnes e verduras. Acenda a chama só quando o alimento estiver pronto para ir ao fogo. Primeiro risque o fósforo e só depois gire o botão do fogão.

Se alguém telefonar enquanto estiver cozinhando: avise logo que não pode atender no momento, porque as chamas não devem ficar acesas mais do que a intensidade e o tempo necessários. Outra dica é utilizar panelas que se aquecem rapidamente e mantêm o calor, como as de vidro, de inox e de ferro. A comida fica pronta mais depressa. Com o aquecimento rápido, o único cuidado é o de não deixá-la queimar.

A chama do fogão: deve ser azulada. Se estiver amarelada ou sujando o fundo da panela, os queimadores podem, estar desregulados e consumindo mais gás.

Utilize panelas: proporcionais à quantidade de alimentos.

Fogo alto: não significa cozimento rápido. Prefira o fogo brando, que reduz o consumo de gás em 50%.

Diminua o fogo: assim que o alimento ferver.

Mantenha a panela: tampada para reter o calor:

Sempre: que possível, utilize panela de pressão, que reduz em 50% p consumo de gás. Carne dura, por exemplo, diminui para menos da metade do tempo de cozimento em comparação com a panela normal.

alt

Forno

Se o forno: é de acendimento automático, abra a porta para checar se a chama realmente acendeu, evitando o risco de desperdício e de acidente.

O forno: gasta o correspondente a duas ou três bocas do fogão. Por isso, procure assar vários pratos ao mesmo tempo ou em sequência para aproveitar o calor. Quando a temperatura ideal for alcançada, diminua a chama.

Evite: ficar abrindo a porta do forno para conferir o cozimento. Isso provoca perda de calor e gasto extra de gás. Conte o tempo de cozimento ou acenda a lâmpada interna para olhar se já está bom.

Evite: também cozimento em banho-maria, porque consome muito gás.

Caso a receita: só funcione em banho-maria, opte por recipientes feitos de material de aquecimento rápido.

Evite: colocar o fogão próximo a correntes de ar.

alt

Mangueira

Use mangueira: protegida por uma tela interna e regulador certificados pelo INMETRO, observando o prazo de validade da mangueira, que é de cinco anos.

O comprimento: da mangueira deve ser de 80cm a 1,20m.

Para evitar: vazamento e acidentes, jamais passe a mangueira por trás do fogão. O uso do forno pode esquentá-la, provocando rompimento e consequentemente, a saída do gás, com risco de incêndio.

alt

Botijão

Exija: sempre botijão em bom estado, sem ferrugem nem partes amassadas. Na troca, use espuma de sabão para verificar se há vazamento.

Mantenha o botijão: em local ventilado.

Use sempre: o regulador de gás

Habitue-se: a fechar o registro após o uso.


Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Itens artigos relacionados

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara