Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

 

Troca de roupas de cama e banho

 

images/Troca de roupas de cama e banhocpia.jpg

Com que frequência devemos trocar as roupas de cama, mesa e banho?

Não há sensação igual à proporcionada por uma cama que acabou de ter seus lençóis trocados. Deitar-se depois de um dia longo é uma das maravilhas da vida... Cair na cama com lençóis fresquinhos é tipo uma versão com cobertura de chocolate dessa maravilha.
Não existem regras rigorosas para as tarefas domésticas, então descobrir a frequência de certas rotinas, como trocar a roupa de cama, pode ser um desafio.

É difícil achar um consenso na frequência de trocá-los. Mas aqui vão alguns toques importantes.

Por que trocar os lençóis? Não importa o quão limpo você é, todos os seres humanos eliminam células da pele, cabelo e fluidos corporais. Na cama, esses itens ficam nos lençóis e fronhas. Se lá permanecerem, podem causar odores desagradáveis, viscosidade e servem de solo fértil para pulgas, percevejos, ácaros e outros parasitas. Adultos que tomam banho e lavam seus cabelos com frequência, vestem pijamas limpos (se usam) e usam a cama primariamente para dormir devem trocar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana. Se você prefere trocar os seus lençóis com mais frequência, mantenha três conjuntos para que sempre tenha um lavando, um no armário e um no uso.

Uso mais ativo: Para algumas pessoas, a cama não é apenas o local para dormir. É uma escrivaninha, mesa de jantar, cinema e academia. Resíduos de comida podem atrair formigas e baratas e ninguém gosta de acordar com pequenas partículas grudadas no corpo. Se você come e bebe ou faz outras atividades na cama, os lençóis devem ser trocados -- ou, pelo menos, sacudidos ou escovados -- toda noite. Adultos sexualmente ativos devem trocar os seus lençóis uma vez por semana, ou após qualquer atividade que deixe substâncias estranhas na roupa de cama.

Ácaros, alergias na pele e outros problemas: Algumas pessoas são mais alérgicas a ácaros do que outras. Trocar as fronhas toda noite e os lençóis uma vez por semana deve aliviar o nariz escorrendo, a tosse e irritação na pele causados por essa alergia. Mulheres menstruadas devem trocar sua roupa de cama caso ocorram vazamentos durante a noite, pois até mesmo sangue seco pode servir como alimento para percevejos, pulgas e outros insetos carregados para dentro de casa pela roupa ou por animais de estimação. Qualquer pessoa que apresente transpiração noturna também deve trocar seus lençóis toda noite, para que o suor seco não alimente ácaros nem cause irritação à pele. Em caso de gripe ou outras doenças, as fronhas devem ser trocadas toda noite e os lençóis duas vezes por semana ou assim que se sujarem.

Roupa de cama de crianças: Crianças que ainda não sabem usar o penico devem ter seus lençóis trocados toda noite, pois às vezes um vazamento pode secar antes do amanhecer e não ser percebido. Crianças no início da dentição frequentemente babam e também devem ter sua roupa de cama trocada toda noite para que a saliva seca não irrite a pele. Crianças que tomam banho e lavam seus cabelos frequentemente, dormem com pijamas ou roupa de baixo limpos e conseguem dormir a noite toda sem acidentes podem ter seus lençóis trocados uma vez por semana. De acordo com o tipo de cama e o nível de aprendizado, as crianças de cinco ou seis anos de idade podem trocar seus próprios lençóis com alguma ajuda e supervisão.

E as roupas de banho?

Algumas pessoas trocam uma vez por semana, no caso do roupão pode ser duas vez por semana. Não esquecer que é importante sempre que usar a toalha colocar no varal para secar em um local arejado e se possível com sol, não deixe dentro do banheiro.
No caso das tolhas de banho a frequência pode depender de alguns fatores como no caso das pessoas que transpiram muito , outras que tem o suor muito forte e o odor fica nas toalhas, pessoas que moram nas regiões mais quente e ai a necessidade de fazer a troca com mais frequência.

Roupas de mesa e panos de prato

Roupa de Mesa: As Tolha da mesa pode ser uma vez por semana caso seja poucas pessoas na casa e não suje muito, já na casa que tem muitas pessoas o ideal é a cada dois dias ou quando sujar muito trocar no mesmo dia.

Pano de prato: Fazer a troca todos os dias e lavar também

 

Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Itens artigos relacionados

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara