Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

 

alt

Curso de Congelamento - 2ª. Parte

 

Como o congelamento conserva os alimentos

 

 

Para entender como o congelamento conserva os alimentos é preciso saber por que eles estragam.

As principais causas de deterioração dos alimentos são os microorganismos (bactérias, fungos e leveduras) e as enzimas (compostos presentes em todos os produtos vegetais e animais que aceleram as reações químicas).

Assim, para conservar um alimento é preciso destruir ou paralisar os microorganismos e enzimas. Existem vários métodos de conservação e todos se baseiam neste fato. Alguns métodos destroem os microorganismos e enzimas (esterilização, pasteurização) e outros inibem seu desenvolvimento (salga, defumação, fermentação).

Em temperaturas muito baixas a água presente nos alimentos congela e as reações são paralisadas. Em temperaturas ao redor de -18°C o alimento fica como que “hibernando” e só “acorda” no descongelamento. Desta forma o alimento se conversa por longos períodos sem perder suas características de cor, sabor, textura, aroma e, principalmente, sem perder seu valor nutritivo.

É importante observar que o congelamento não destrói os microorganismos e enzimas, mas apenas paralisa seu desenvolvimento.

Assim, quando os alimentos são descongelados devem ser preparados e servidos rapidamente e não devem ficar expostos à temperatura ambiente por longos períodos.

A qualidade inicial dos alimentos também é muito importante. O congelamento preserva as características dos alimentos, mas não as melhora. Uma carne macia para assar ou grelhar só porque foi congelada, mas ela vai permanecer meses inalterada se for mantida nas condições corretas.

É sempre bom lembrar que a qualidade microbiológica dos alimentos frescos, de bom aspecto, cor e odor, sempre de fornecedores confiáveis. Congele-os o mais rapidamente possível a fim de preservar as características desses alimentos.

Fonte: Congelamento Dicas & Receitas

 

 

 

Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Itens artigos relacionados

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara