Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

alt

Conhecendo o Café – Parte 1




O café, bebida saborosa e aromática, com propriedades tonificantes, sempre provocou paixões e controvérsias. O café é, ao lado da cerveja, a bebida mais popular do planeta. Apesar da preferência, as suas formas de consumo são tão diversas, que podem fazer com que o consumidor mais desavisado tenha grandes surpresas. É considerada a bebida da cortesia, marca registrada da hospitalidade brasileira.

De bar em bar, entre uma pausa e outra, o café acompanha um bate-papo informal, um negócio que se realiza, uma esperança que se concretiza.


Valor nutricional do café 

Descrição do Alimento

Umidade
(%)

Energia
(kcal)    (kJ)

Proteína
(g)

Lipídeos
(g)

Colesterol
(mg)

Carboidrato (g)

Fibra
Alimentar (g)

Café, infusão 10%

97,4

9                      38

0,7

0,1

NA

1,5

NA

Café, pó, torrado

2,9

419              1752

14,7

11,9

NA

65,8

51,2

alt

Os tipos de grãos de café

O Arábica é o grão do tipo mais nobre, com diversos subtipos, tem taxa de cafeína de 1,4% e as melhores torrefações de café usam somente combinações dos seus grãos.

Entre as variedades do café Arábica, está o café Kona, considerado um dos mais saborosos.


O Robusta Africana é também conhecido como Conilon. Originário da África, tem características mais rudes e é um grão muito resistente. Seu teor de cafeína é maior, entre 2 e 4,5%.

Sua acidez é mais baixa e é utilizado intensamente nos cafés solúveis. Seu teor de cafeína é maior do que nos arábicas


Um blend de cafés (mistura de grãos) é criado a partir da mistura de sementes para uma criação harmônica de sabores. A maior parte dos cafés usa os dois tipos, Arábico e Robusta, nessa mistura. Porém, quem procura um café mais sofisticado, muitas vezes faz um blend apenas com grãos Arábica.


O melhor tipo de grão de café é aquele que mais tem a ver com o seu paladar. Com tantas opções de sabores, fica difícil resistir ao famoso cafezinho.


Café: tipos, características e preparo


alt


Grãos de cores, aromas e sabores diferentes compõem uma variedade de tipos de café para todos os gostos

Torrado e encorpado Existem inúmeras espécies de café cultivadas no mundo, mas no Brasil conhecemos apenas duas: o Café Arábica (Coffea Arábica) e Café Robusto (Conillon). Cada espécie, por sua vez, tem um grande número de variedades e linhagens.

Pó de Café - Torrado e moído, dependendo do grau de moagem, esse tipo pode ser utilizado para preparar o café de coador ou o espresso

Grãos de Café Torrado - São apenas torrados, mas não moídos. Mais comum para café espresso, esse tipo de produto também está na preferência de consumidores de café coado que não dispensam pó sempre fresco

Café Solúvel - Os grãos são torrados e moídos, depois seus sólidos solúveis são extraídos e solubilizados, resultando o produto na forma de grânulos ou pó

Café Aromatizado - São cafés para quem gosta de sentir o aroma e o sabor da modernidade e quem tem um estilo de vida cosmopolita. A produção do café aromatizado é realizada a partir da incorporação de óleos essenciais que contém aromatizantes como nozes, baunilha, cremes de frutas, entre outros. Estes cafés são ideais para serem consumidos durante um happy-hour ou em reuniões informais, acompanhados principalmente de bolos, pães-de-queijo ou biscoitos caseiros.

Café Gourmet - São aqueles cafés considerados mais raros e exclusivos, excelentes, que possuem somente atributos de qualidade positivos, características únicas e marcantes. Esses cafés normalmente possuem doçura própria, muitas vezes dispensando o uso de açúcar, além de aroma e sabor lembrando cereais torrados, flores, frutas ou achocolatados. Visando a preservação das características do produto, as embalagens devem ser à vácuo (tijolo), com atmosfera inerte (pacotinho almofada que fica em pé) ou valvuladas (válvulas aromáticas).

Café Orgânico - A preocupação do homem em se aproximar da natureza, originou um mercado consumidor preocupado em adquirir produtos agrícolas sem agrotóxicos, por esses auxiliarem na preservação do meio ambiente e consequentemente a saúde humana. São ideais para serem consumidos durante reuniões de negócios ou após jantares formais.

Café Descafeinado - A cafeína é extraida dos grãos verdes de café, antes de eles serem torrados. Para ser chamado de descafeinado, um café tem que ter mais de 97% de sua cafeína retirada. São cafés destinados a quem possui um estilo de vida diferenciado, mas não quer perder qualidade, nem sabor. São ideais para consumo após refeições leves, onde saladas e carnes brancas forem privilegiadas.


Tipos de Preparo

A adição de água quente ao café torrado e moído, produzindo então a bebida café, é um processo chamado de infusão, e pode ocorrer por filtragem, percolação, prensagem ou pressão, sendo que cada um destes produz tipos de bebidas distintas.


alt


Café Comum: O pó é acondicionado em um filtro, de papel ou de pano, com adição de água quente não fervente por cima. Este método é muito utilizado na cultura brasileira de preparo, através de coadores caseiros e cafeteiras elétricas, dando origem ao tradicional cafezinho.


alt


Café Percolado: Em um recipiente de vidro se coloca o pó de café misturado com água quente não fervente e em seguida introduz-se um filtro que é pressionado por um êmbolo que separa o pó do café já pronto para consumo. O método, que virou moda entre os norte-americanos, é conhecido como Prensa Francesa.


alt


Café Espresso: neste preparo o café é moído na hora e acondicionado em um filtro que sofre uma pressão de água a 90oC e 9Kg de pressão durante 30 segundos em média, gerando uma bebida cremosa e aromática. Criado pelos franceses, o café espresso é considerado o método mais apropriado para apreciação de todas as nuances desta bebida.


alt


Café Instantâneo: Também chamado café solúvel, os grânulos de café preparado industrialmente são simplesmente dissolvidos diretamente em água fervente


Nota: De tempos para cá, quando se refere ao café alguns têm adotado a palavra espresso no lugar de expresso. Erro de ortografia? Não. A palavra espresso, usada na Europa, vem do italiano e sua raiz guarda relação com o verbo latino que, em português, deu origem a espremer. Não há registro de espresso nos dicionários de língua portuguesa. Então, fica a dúvida sobre a forma correta de escrever: café expresso ou espresso? Expresso significa rápido e um café “espresso” (de espremido em português), feito sob pressão. Espresso deve ser aceito, segundo especialistas, porque o vocabulário corrente admite palavras estrangeiras, como shopping, que é do ingles. E está errado dizer expresso? Não, porque de fato o café espremido (ou espresso) na máquina fica pronto entre 15 e 20 segundos, rápido e, portanto, expresso.




Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Itens artigos relacionados

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara